domingo, 25 de maio de 2008

Cristiane do 3º Ano ficou classificada em 4º lugar no concurso lançado pela PUC- Betim com seu artigo de opinião - Parabéns!!

A ambição que ameaça o paraíso


O meio ambiente é um paraíso que é de todos, e por este motivo sua preservação é um assunto de extrema importância que deve ser levado a sério por toda a humanidade. Destruir o ambiente é como destruir a própria vida.
Os problemas causados pela poluição e aquecimento global afetam o mundo inteiro. O que causa mais indignação é o fato de pessoas ignorantes ainda continuarem desmatando florestas e causando cada vez mais destruição. A ambição humana é inexplicável. Como uma pessoa pode pensar só no seu bem – estar e em dinheiro? E esquecem – se que estão afetando a vida de animais, pessoas e até gerações futuras. Crianças, inclusive, já se conscientizaram do risco que toda a humanidade corre. Entretanto, os homens continuam agredindo o meio ambiente. Não se dão conta de que uma árvore demora anos para crescer e repentinamente a derrubam.
A natureza não vai parar e esperar até o momento em que todos ajam de forma contrária. A natureza tem pressa e está pedindo socorro há muito tempo. Porém, ninguém atendeu esse pedido e ela precisou mostrar a sua força para que a sociedade tomasse providências.
Em todo o mundo existem lugares maravilhosos, mas essa beleza está ameaçada.
E o responsável é o próprio homem. Atitudes precisam ser tomadas. A vida e o bem – estar de todo ser vivo depende disso. Ninguém vive sem água, mesmo assim a poluição descontrolada dos rios continua. O ar que é respirado está cada vez mais poluído. São várias as campanhas feitas para tentar amenizar a situação em que o mundo se encontra. Contudo, nada resolve se, apenas, metade da população plantar árvores, enquanto a outra metade as derruba. O ser humano é tão insensível que mesmo sabendo que está fazendo o mal para outros seres continua agindo de forma inconseqüente e ainda consegue dormir em paz. A busca pelo dinheiro faz com que o homem se torne um monstro incontrolável que é capaz de tudo para a sua estabilidade. Mas para que serve o dinheiro, se o ambiente está cada vez mais destruído? Onde essas pessoas viverão e como poderão ser felizes? O ambiente precisa ser protegido como se fosse um bebê indefeso, pois sem ele não há vida. Todos precisam agir de forma consciente, lembrar – se de que seus descendentes precisam de um ambiente agradável e harmônico para sobreviver.
Cada um pode fazer a sua parte e ter certeza que suas atitudes farão grande diferença. Como a coleta seletiva que facilita a reciclagem. Assim utiliza –se menos matéria - prima para a fabricação de novos produtos. Além de diminuir a poluição no mundo.
Pode até parecer uma pequena atitude, mas o mundo é constituído de muitas pessoas, e se cada uma delas tiver a mesma atitude, certamente a situação pode mudar. A qualidade de vida da humanidade será melhor e as gerações futuras vão agradecer o esforço de todos. Só persistindo e lutando cada vez mais é que resultados serão obtidos.

Um comentário:

  1. Há escolas que suas equipes de profissionais sabem o seu papel de formação e atuação no mundo, sua função social e as possibilidades que podem apresentar para aqueles que apóia na auto-formação...
    Parabéns Silvio Lobo, você é uma escola assim...
    Quem sabe onde quer chegar constrói o seu caminho!!! Muito sucesso!
    Prof. Cleusa Maria Gontijo Moreira.

    ResponderExcluir

Se tem algo de bom acrescentar deixe seu comentário. Caso contrário obrigada,não nos interessa.